Grupo de Trabalho começa a definir as diretrizes para o RSC

Shares

Nos dias 16 e 17 de setembro, esteve reunido em Brasília o Grupo de Trabalho do MEC responsável pela regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). De acordo com o coordenador do SINTFUB, Almiram Rodrigues, que compõem a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e o GT-RSC, “trabalhamos na construção de diretrizes gerais, de caráter mais amplo e no desdobramento para diretrizes mais específicas, conforme o documento divulgado (disponível aqui).

Tivemos como ponto de partida um compilado das propostas já apresentadas e discutimos ponto a ponto, fazendo as devidas modificações e inclusões, a partir das discussões que já estão presentes na nossa base”.

O próximo passo será reproduzir o trabalho realizado de forma mais ampla. Ou seja, a proposta é que a partir da divulgação desse relatório, as entidades, sindicatos da base da FASUBRA enviem proposições no processo denominado como validação. “Importante ressaltar que o que está sendo apresentado, são diretrizes e, a partir delas, devemos construir, de forma coletiva, os critérios, e determinar a pontuação a ser obtida por cada um deles”, esclarece Almiram.

Os critérios se darão a partir do desdobramento das diretrizes propostas. Por exemplo, quando se fala em “participação na organização de eventos”, o desdobramento deve ser os diversos tipos de eventos nas diversas áreas das Instituições, “a depender da complexidade desse trabalho de organização para cada evento específico, será pensado uma pontuação a ser obtida”, disse.

Envie sua proposta

A FASUBRA pretende que o RSC seja o mais abrangente possível. Neste sentido, o SINTFUB disponibiliza aqui o relatório do Grupo de Trabalho e um e-mail para receber as propostas dos técnico-administrativos da UnB que serão encaminhadas para a Federação. Dentro do cronograma previsto pelo MEC, esta é a segunda fase, de elaboração da proposta. “Esperamos as contribuições para as diretrizes e para a fase seguinte dos critérios, o que está no documento como rol de saberes”, comenta Almiram.

O documento do Grupo de Trabalho “Versão 1 – Diretrizes RSC”, está dividido nas seguintes partes: Estrutura, Metodologia de Construção dos Critérios e Diretrizes.

O RSC é “um instrumento de valorização dos saberes não instituídos e das competências desenvolvidas e postas à disposição da sociedade pelos Técnico administrativos em Educação”, conforme esclarece a FASUBRA em seus documentos.

O modelo adotado pela entidade estabelece que a “concessão do RSC se dará por meio da equivalência remuneratória do servidor contemplado ao percentual de Incentivo à Qualificação (IQ) imediatamente superior”, ampliando as possibilidade de acesso ao teto remuneratório da carreira através da valorização profissional pelo seu trabalho cotidiano.

É parte das conquistas da GREVE e consta na Minuta do Projeto de Lei de reestruturação do PCCTAE, enviado ao MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) para entrar em vigor em 2026.

Servidores(as) técnico-administrativos da UnB que tiverem propostas para debate no Grupo de Trabalho da RSC podem encaminhar para o e-mail: contato@sintfub.org.br

DownloaD

Clique aqui e acesse a Versão 1 – Diretrizes RSC TAEde 17 de setembro de 2024 (formato PDF).

Clique aqui e acesse a Minuta do PL – reestruturação PCCTAE (formato PDF).

Clique aqui e acesse o Informe de Direção da FASUBRA Nº 1 de setembro, de 11 de setembro de 2024 (formato PDF).

Clique aqui e acesse o Informe de Direção da FASUBRA Nº 5 de agosto, de 30 de agosto de 2024 (formato PDF).

Clique aqui e acesse o Informe de Direção da FASUBRA Nº 4 de agosto, de 26 de agosto de 2024 (formato PDF); com o Relatório da Reunião da CNSC/FASUBRA e CNSC/MEC – 21, 22 e 23de Julho de 2024.

Clique aqui e acesse o Informe de Direção da FASUBRA Nº 3 de agosto, de 26 de agosto de 2024 (formato PDF); com o Relatório da Reunião entre FASUBRA Sindical e EBSERH e Relatório sobre a reunião no MEC.

Clique aqui e acesse o Informe de Direção da FASUBRA Nº 2 de agosto, de 19 de agosto de 2024 (formato PDF); Reunião Virtual do GT Saúde e Hospitais Universitários da FASUBRA, dia 27/8.

Assessoria Sintfub

Shares