O auditório da Faculdade UnB Gama (FGA) foi palco do segundo debate da Consulta para a Reitoria Gestão 2024-2028, na quarta-feira (31). No púlpito do auditório era possível ler a frase de Darcy Ribeiro: “As próximas décadas serão também de lutas. Das gratas lutas do florescimento, do renascer”.
Desta vez o debate foi mediado pela jornalista, comunicóloga e mestre de cerimônias, Maria Paula de Andrade, que foi apresentadora do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, repórter da TV Band, além de âncora do Jornal Repórter Brasil, da TV Brasil – Empresa Brasil de Comunicação.
Mais uma vez, a transmissão ao vivo foi feita pela UnB TV, cujo vídeo está disponível na íntegra aqui. O primeiro debate realizado na Faculdade UnB Ceilândia (FCE), dia 25, que também está disponível no canal da UnB TV no YouTube (acesse clicando aqui).
Na ordem de apresentação das chapas estabelecida em sorteio o primeiro bloco foi iniciado pela chapa 90 “Pensar e Fazer UnB” composta pela candidata a Reitora Olgamir Amancia Ferreira, atual Decana de Extensão, e do candidato a Vice-reitor Gustavo Adolfo Sierra Romero, seguida da chapa 99 “A UnB que queremos” composta pelos candidatos Maria Fátima de Sousa e Paulo Celso dos Reis Gomes e da chapa 93 “Imagine UnB: participar e transformar”, que tem como candidata a Reitora Rozana Reigota Naves e como candidato a vice Márcio Muniz de Farias.
No segundo bloco, foram realizadas perguntas livres entre as chapas. Em seguida, foram sorteadas perguntas feitas pelos mais de 150 docentes, técnico-administrativos e estudantes presentes. Para cada pergunta foi dado tempo para resposta, réplica e tréplica. A questão da moradia para estudantes e servidores(as), questões relacionadas à saúde das servidoras e servidores, e a disponibilização de bolsas dos projetos de extensão, foram alguns dos temas abordados.
Assédio: tema central na Universidade
O quarto bloco do debate foi destinado às perguntas das entidades representativas de técnico-administrativos (SINTFUB), docentes (ADUnB) e estudantes (DCE Honestino Guimarães) da UnB. As entidades dos trabalhadores(as) questionaram as candidaturas sobre suas propostas para que sejam evitados no ambiente da Universidade os assédios moral e sexual.
O problema se tornou recorrente na vida de servidores e servidoras, embora os processos em andamento e desdobramento de casos não correspondam a essa triste realidade. Uma reportagem do G1 foi citada para demonstrar números obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI): nos últimos 10 anos, entre 2013 e 2023, apenas 6 processos administrativos foram abertos na UnB e somente um caso foi punido. Outros quatro processos foram arquivados por diferentes motivos: ausência de provas e não comprovação do assédio moral. Um outro processo prescreveu.
Nas próximas semanas o SINTFUB vai produzir uma série de matérias especiais sobre esse tema.
Resposta das chapas
No debate ficou evidente que o fluxo dos processos revitimiza o denunciante. As chapas falaram no sentido de que é preciso promover campanhas de prevenção e para uma mudança dessa realidade. Foi lembrado ainda que não cabe apenas a vítima a responsabilidade pela denúncia, mas é um dever de toda sociedade, seja em casos verticais e horizontais, em que o abusador exorbita o poder sobre seu subordinado.
No Canal do SINTFUB no YouTube foi publicado um recorte com o trecho das respostas das candidatas aos questionamentos dos servidores(as). Clicando aqui você pode assistir ao trecho específico e no Canal da UnBTV no YouTube você assiste ao Debate na íntegra (clique aqui).
O primeiro turno da Consulta acontece nos dias 20 e 21 de agosto, para que técnico-administrativos, estudantes e docentes escolham a próxima Gestão da UnB para o quadriênio 2024-2028.
AGENDA DE DEBATES:
07/08 (quarta-feira), às 15h, auditório da Faculdade UnB Planaltina;
12/08 (segunda-feira), às 12h, auditório da ADUnB, no campus Darcy Ribeiro.
26/7: Veja as respostas das candidatas à reitoria à pergunta do SINTFUB em debate realizado na FCE
Em caso de segundo turno, a COC organizará um debate, presencial, no campus Darcy Ribeiro no dia 28/08 (quarta-feira), às 18h.
VOTAÇÃO: Dias 20 e 21 de agosto.
Clique aqui e acesse Informações sobre a Consulta para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UnB (2024-2028)
*para esta publicação tivemos colaboração da ASCOM da ADUnB.