2º turno: Chapas debateram temas como privatização, orçamento, democracia, saúde de servidores e relação entre os campi

Shares

As Chapas que continuam no processo de Consulta para a Reitoria da UnB participaram de um debate na noite desta quinta-feira (28), no Auditório da ADUnB. A  Chapa 90 “Pensar e Fazer UnB”, com a candidata a Reitora Olgamir Amancia e Vice-Reitor, Gustavo Romero, e a Chapa 93 “Imagine a UnB: Participar e Transformar”, com a candidata a Reitora Rozana Naves, e o candidato a Vice-Reitor, Márcio Muniz, disputam o segundo turno da votação que ocorrerá no dia 3 e 4 de setembro. Este foi o único debate desta etapa do processo.

O debate foi organizado pela Comissão Organizadora da Consulta (COC), o debate foi mediado pela jornalista Lilian Tahan. Como nos debates anteriores foram feitos blocos nos quais as chapas puderam fazer uma apresentação, fazer perguntas entre si, responderam a perguntas dos presentes sorteadas pela mediadora e perguntas elaboradas pelas entidades representativas de servidores(as) técnico-adminsitrativos (SINTFUB), docentes (ADUnB) e estudantes (DCE-Honestino Guimarães); além de considerações de cinco minutos para cada chapa.

Alguns temas abordados no debate foram: questionamentos sobre gestão de recursos, de patrimônios, além da gestão de processos internos na universidade e o compromisso com valores democráticos e contrários aos diversos tipos de violências. Também foi pautada a distribuição de cargos da Reitoria entre apoiadores e de como tornar a UnB mais sustentável e reconhecida internacionalmente, bem como a abertura de diálogo entre os campi da UnB e privatização.

No terceiro bloco, as chapas responderam às questões enviadas pelos três segmentos. A pergunta do SINTFUB foi: “Diante do adoecimento frequente dos servidores e servidoras da universidade, como melhorar o acolhimento e resolver a questão no atendimento do HUB para servidoras e servidores sem plano de saúde, e como resolver a questão das vagas disponíveis em razão de vacância, aposentadoria e exoneração do quadro da UnB?”.

A ADUnB questionou: “Quais as ações, propostas da chapa para lidar com as vagas ociosas nos cursos de graduação?”. E o Diretório Central dos Estudantes da UnB Honestino Guimarães expôs problemas relacionados a democracia, ditadura e violência e perguntou: “qual a posição dos candidatos sobre a direita na UnB e tais práticas?”. Cada chapa teve 3 minutos para responder às questões.

Nas considerações finais, as candidatas à Reitora da UnB, Olgamir Amancia e Rozana Naves, convocaram a comunidade acadêmica a votar , que neste segundo turno acontece nos dias 3 e 4 de setembro. Em breve a COC disponibilizará os locais de votação.

O debate na íntegra pode ser assistido no canal da UnBTV.

Lista de votantes

A lista preliminar de votantes está disponível do site da Consulta. As pessoas que identificarem ausência do nome nas listas de discentes, docentes e técnico-administrativos devem enviar comunicado à COC por meio do e-mail: cocunb2024@gmail.com para inclusão dos nomes na lista final para a votação.

Assessoria Sintfub

Shares