Assembleia do SINTFUB rejeita proposta do governo e mantém GREVE

Shares

A Assembleia dos técnico-administrativos da UnB realizada nesta terça-feira (28), precisava discutir e deliberar sobre vários aspectos da campanha salarial da categoria. Para isso, centenas de trabalhadores(as) compareceram à Praça Chico Mende e decidiram, entre outras coisas, rejeitar a proposta do governo apresentada em reunião com o MGI no último dia 21, aprovar a continuidade da GREVE e fortalecimento das ações de mobilização e os parâmetros para uma contraproposta a ser apresentada pela FASUBRA.

Após o debate na Assembleia com os informes dos membros do Comando de GREVE e da direção do SINTFUB, a categoria votou por unanimidade que uma contraproposta seja apresentada pela FASUBRA ao governo, além de uma proposta preliminar de RSC a ser delineada em reuniões posteriores com o MEC. Aqui publicamos os parâmetros aprovados na Assembleia e as tabelas com a previsão do impacto da proposta.

Conforme foi dito na Assembleia, a contraposta é uma iniciativa para dar vazão à negociação que só pode avançar se for garantido orçamento, recursos para o PCCTAE. Os avanços que foram conquistados são estruturais e importantes, mas sem recursos, sem orçamento não tem como garantir o reajuste em 2024, ou a implementação de Steps, por exemplo; o que não aparece na proposta do governo e são fundamentais para contemplar aposentados e pensionistas já tão prejudicados pelo achatamento salarial, perda do poder de compra, do último período.

As informações aqui divulgadas estão no Informe de GREVE 4 – Maio, da FASUBRA (clique aqui).

Resumo do que foi aprovado:
1. Manutenção da greve e fortalecimento da mobilização;
2. Rejeição da proposta do Governo Federal apresentada na Mesa, em 21/05/2024;
3. Aprovação da contraproposta da categoria relativa aos índices da recomposição salarial: 2024, 4%; 2025, 9%; e 2026, 9%;
4. Aprovação dos índices das correlações entre os Níveis de Classificação: 39% para o A; 40% para o B; 60% para o C; e 61% para o D;
5. Aprovação do Texto 1 relativo ao RSC.

 

Assessoria Sintfub

Shares