O dia 21/5 começou com uma Marcha em defesa da Educação reunindo as caravanas de todo o país em Brasília e terminou com grande manifestação em frente ao Bloco C da Esplanada, onde aconteceu a reunião com o MGI e o governo apresentou sua proposta.
A proposta
A 5ª Reunião da Mesa Específica e Temporária do PCCTAE aconteceu 32 dias após a última reunião de negociação (19/4) e quase uma semana após a negociação com os docentes. No caso dos técnicos em Educação a proposta apresentada nesta terça (21), consiste em:
Lateralização da malha salarial/tabela;
Proposta de reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 5% em maio de 2026 – sem reajuste em 2024;
Manutenção das 5 classes, com porcentagens de remuneração referenciadas no nível E1, da seguinte forma: nível A 35%; nível B 40%; nível C 50%, nível D 61%;
Discussão com MEC da concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);
Manutenção dos steps em 3,9%.
A proposta ainda não foi enviada oficialmente para as entidades sindicais, FASUBRA e Sinasefe.
Clique aqui e assista ao vídeo do Informe no Canal do SINTFUB no YouTube. O Vídeo é da transmissão ao vivo feita pelo SINTFUB diretamente no ato em frente ao Bloco C, da Esplanada.
Marcha em Defesa da Educação
Desde a noite do dia 20 já chegaram no SINTFUB e em diversas localidades de Brasília caravanas para participar da Marcha em Defesa da Educação e da manifestação durante a reunião com o MGI.
Técnicos, docentes e estudantes se unificaram em Marcha pela Esplanada em direção ao Bloco C, da Esplanada dos Ministérios, em luta por Orçamento para a Educação Federal. Trabalhadores(as) e estudantes de todas as regiões do país, com faixas, cartazes e muita disposição para a luta, trouxeram suas reivindicações e palavras de ordem fortalecendo a mobilização e a GREVE que, no caso dos sindicatos ligados à FASUBRA, começou em 11 de março.
Ato em defesa da carreira
Durante toda a tarde, enquanto os representantes das entidades sindicais se reuniam com os representantes do governo, milhares de trabalhadoras(es) e estudantes protestavam em defesa de recursos para a Educação, pela reestruturação e recomposição salarial.
Peça teatral
O grupo de teatro da UnB apresentou uma peça teatral satirizando a privatização da Educação. O texto existe desde 1996, sendo atualizado com as necessidades da ocasião, denuncia o descaso com a Educação Pública e o controle do orçamento da união pela iniciativa privada.
SINTFUB presente!
Os técnico-administrativos da UnB atenderam ao chamado e compareceram à manifestação.