Nesta terça-feira (30), aconteceu mais uma Assembleia de GREVE dos técnico-administrativos da UnB. Uma assembleia grande, com ampla participação. Foi mais um encontro democrático para falas e esclarecimentos em torno da Campanha Salarial 2024.
Os membros do Comando de GREVE explicaram a rodada de negociação, e o documento protocolado pela FASUBRA em resposta à proposta do governo em reunião da Mesa Específica no dia 19/4, e também o pedido de reunião interministerial feito conjuntamente pela FASUBRA, ANDES-SN e Sinasefe.
É GREVE
Maurício Rocha, que além de membro do CNG é coordenador do SINTFUB, exaltou a GREVE, trazendo às claras que foi a mobilização dos técnico-administrativos que colocou o problema da Educação Pública, dos cortes no Orçamento, do desinvestimento etc. em cena no debate político nacional; além da própria questão do funcionalismo que está lutando por reajuste e recomposição salarial, disputando palmo a palmo o Orçamento Federal. Neste sentido, a GREVE que não está diminuindo, mas se fortalecendo é o principal instrumento dos trabalhadores(as) para fazer valer as suas reivindicações. “Esse é o único jeito de beneficiar todo mundo, tendo aumento no salário, e isso se conquista através da GREVE”, disse. “Esse é o momento de mostrar força, unidade, deixar claro, chamar os aposentados e todos os técnicos porque a GREVE continua”.
José Almiram, que é membro da CNSC da FASUBRA e coordenador do SINTFUB, lembrou de termos que compõem a pauta de reivindicações e ainda não foram tratados na negociação, como a revogação de medidas dos governos golpistas que impedem a realização de concursos para diversas áreas entre outras coisas.
HuB
Os trabalhadores(as) do HuB tiveram uma participação destacada nesta Assembleia com diversas falas e colocações, chamando o conjunto dos trabalhadores(as) a não esmorecer, nem abandonar os que estão em luta.
Sueli, que foi a primeira a falar se colocou na posição de nível C que ela considera ter sido muito prejudicada desde a implementação do PCCTAE. Para ela agora é a hora do nivelamento com o nível D, para desfazer essa injustiça.
Também falaram pelo HuB as coordenadoras do SINTFUB, Abadia, que está na ativa e Aidil, aposentada. Além dos trabalhadores Valéria e Edicleuber, que destacou o papel do SINTFUB no desenvolvimento da luta no Hospital Universitário.
Aposentados
Os aposentados também tiveram grande presença na Assembleia de hoje e os coordenadores do SINTFUB falaram diretamente com eles. Chicão, Lima e outros saudaram a presença dos aposentados e Francisca, apresentou dúvidas que foram colocadas por alguns deles. Por exemplo, sobre como fica a situação dos inativos caso sejam implementadas mudanças no PCCTAE, entre outros aspectos na negociação que está em andamento com o governo.
Para esclarecer algumas dessas dúvidas, Carla Vizzoto, que é membro do CNG, fez uma colocação sobre a reestruturação do PCCTAE reivindicada pela FASUBRA. Após a assembleia foi feita uma breve conversa e está prevista nova reunião para a terça-feira, após a Assembleia Geral, para mais esclarecimentos.
Um material em vídeo e impresso será produzido especialmente com essas falas e questões, para a discussão com os técnico-administrativos aposentados da UnB.
Participações
Representando os docentes que estão em GREVE desde o dia 15 de abril, participaram da Assembleia a professora Eliene Novaes, presidenta da ADUnB, e o Prof. Dr. Pasquetti, que é membro do CLG docente.
Ambos exaltaram a GREVE dos técnicos e a unidade da comunidade universitária da UnB em defesa da Educação. Eliene começou saudando “essa plenária resistente que está aqui toda semana fazendo o balanço da GREVE”. Ela presentou a agenda docente e apresentou uma proposta de atividades conjuntas com o SINTFUB para a próxima semana; informou que a maioria dos sindicatos do Andes-SN, como os da FASUBRA, rejeitaram a proposta do governo e decidiram manter a GREVE. “A nossa tarefa é cada vez mais unificar a nossa luta com os técnicos de modo que a demonstre ao governo que não é uma luta isolada de uma categoria, mas uma luta unitária de todos os que querem luta por Educação, disse”.
Segundo Eliene, a semana deve terminar com 40 Universidades e Institutos federais em com GREVE docente. “Um movimento crescente, que tem se fortalecido, e isso é muito resultado do que os técnicos do Brasil inteiro demonstraram também para os professores. Vocês com a GREVE deflagrada desde 11 de março colocaram em xeque a necessidade e capacidade das associações dos docentes se mobilizarem. Por isso acho fundamental reconhecer a importância que vocês tiveram ao impor a agenda aos docentes do Brasil inteiro”, conclui. Os vídeos com as falas dos estão disponíveis nas redes sociais do SINTFUB.
A Assembleia também contou com a presença de estudantes, representando o DCE Honestino Guimarães. Raissa disse que os técnicos tem sido um importante exemplo de luta para os estudantes. Segundo ela, cerca de 800 estudantes aprovaram em assembleias a mobilização e estado de GREVE. Sendo que 15 Centros Acadêmicos (CAs) já deflagraram GREVE e estão realizando ações de mobilização, como piquetes nos Pavilhões do Campus Darcy Ribeiro e atividades em várias faculdades para o fortalecimento da GREVE estudantil. Ela destacou como pauta problemas relacionados à permanência estudantil. A intenção do DCE é deflagrar a GREVE e para tanto estão buscando apoio dos estudantes, pois considera que a GREVE docente facilita a adesão estudantil.
Raissa agradeceu o espaço e o apoio dos técnicos, do SINTFUB, e convidou todos a participarem das Assembleias e atividades estudantis para apoiar a ampliar a mobilização entre eles em defesa do Ensino Público de qualidade.
Democracia dos trabalhadores
A assembleia desta terça-feira, foi de amplo debate, com várias falas. Um espaço livre, aberto, de fortalecimento da unidade ou até divergência, mas de debates e deliberações dos trabalhadores. Sempre para o fortalecimento do Sindicato e da luta.
Nem tudo conseguimos reproduzir aqui. Mas o registro da transmissão ao vivo com a íntegra da Assembleia está disponível no Instagram do SINTFUB, além de fotos e vídeos que também estarão disponíveis no Instagram, Facebook, e no canal do SINTFUB no YouTube.
Acesse as redes do sindicato, para se informar, e se sindicalize para fortalecer a organização dos técnico-administrativos da UnB.