Assembleia e ATO no RU: Manifestação na UnB em defesa da Educação

Shares

Na terça-feira, 9/4, os servidores(as) técnico-administrativos da UnB em GREVE realizaram mais uma grande assembleia na Praça Chico Mendes.

A presidenta da ADUnB, Eliane Novaes, deu o informe da assembleia dos professores, realizada no dia 8/4 e que por maioria de votos aprovou a deflagração da GREVE docente a partir do dia 15/4.

O deputado distrital Fábio Félix (Psol/DF), e a deputada federal Érika Kokay (PT/DF) falaram do diálogo nas casas legislativas e mais uma vez manifestaram seu apoio ao movimento. A deputada federal relatou que está prevista para a próxima semana uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, que contará com a presença da FASUBRA e que está se consolidando uma Subcomissão para acompanhar as negociações e buscar meios de garantir o orçamento, a verba necessária para a reestruturação da nossa carreira. Ponto central da Negociação. Também falaram duas coordenadoras gerais da FASUBRA, Loiva Chansis e Cristina Del Papa que deram o informe da GREVE nacionalmente, das atividades em que a direção da FASUBRA e o Comando Nacional de GREVE tem participado na mobilização em torno da GREVE nacional da categoria.

Em todas as falas, de trabalhadores, dirigentes sindicais e figuras políticas, é unanime o reconhecimento da importância da GREVE dos técnicos, ponta de lança na mobilização de outros setores do funcionalismo e da Educação em geral, como a ADunB filiada ao Andes (Sindicato Nacional Docente) que indica a GREVE  dia 15/4, e o SINASEFE que aderiu à paralisação no último dia 3/4.

A indicação é de uma GREVE geral da Educação, um movimento como não se via há muitos anos e que é o caminho para a garantia de Orçamento para a Educação Pública, contra os ataques sofridos nos últimos anos que prejudicou o Ensino Superior e que precisa ser revertido com investimento e valorização dos trabalhadores(as).

A Assembleia aprovou atividades de rua, dando particular importância às manifestações em frente ao MEC, responsável direto pela nossa carreira e reivindicações. Por isso, fique atendo à agenda de mobilização que nesta semana prevê atividade na quinta-feira. E a próxima semana que será intensa de atividades com a participação de servidores de todo o país que virão à Brasília em Caravana Nacional da FASUBRA e outras carreiras do serviço público.

Perci Marrara

Shares