Mobilização foi organizada pelas entidades nacionais que representam o conjunto dos servidores públicos federais que não aceitam a falta de reajuste
Na manhã desta quarta-feira (24/01), o SINTFUB participou da 1º Marcha dos Aposentados ao Palácio do Planalto. O ato, que celebra o Dia do Aposentado, teve como objetivo cobrar do governo federal reajuste salarial, redução de impostos e auxílio-saúde para os aposentados e as aposentadas.
A manifestação ocorreu em protesto contra a proposta apresentada pelo governo federal às representações dos servidores durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) ocorrida em dezembro do ano passado.
Sem reajuste para 2024, a proposta do governo apenas elevou os valores de benefícios como o auxílio-alimentação e o auxílio-creche, não contemplando aposentados e pensionistas.
Estiveram presentes pelo SINTFUB, o coordenador-geral, Edmilson Lima; a coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Francisca Nascimento; o coordenador de administração, Luís Carlo de Sousa e o coordenador-geral, Francisco de Assis Meneses Rodrigues.
O coordenador- geral do sindicato destacou que ato pretende “apresentar a real necessidade que os servidores ativos e aposentados contem com a sua reposição salarial perdida durante os governos Temer e Bolsonaro. É campanha salarial 2024, estamos juntos nessa luta!”, afirmou.
“A importância desse ato junto com os aposentados é para que a gente consiga um reajuste digno, diminuição dos impostos, e mostrar para a sociedade que há anos continuamos na mesma luta através do sindicato. Cada dia que passa, tudo aumenta…o trabalhador é diminuído pelo poder executivo e pelos parlamentares, acompanhando o nosso movimento e virando as costas”, disparou Antônio Gomes.
Já Francisca Nascimento, coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do SINTFUB, fez um relato emocionado sobre todo a situação dos aposentados (as) no país. “Estamos sim reivindicando reajuste de salário já! Porque ele [governo] dá reajuste para a polícia federal e não dá reajuste para os (as) aposentados (as) dos demais órgãos do serviço público. Nós somos da Universidade de Brasília, e estamos nessa luta desde das Diretas Já. Exigimos respeito! Estamos na luta em defesa do nosso país, da nossa constituição, e especialmente dos nossos salários que é para a sobrevivência”, disse.
Além de Brasília, a mobilização dos aposentados aconteceu em outras cidades do Brasil.
Assista o vídeo dos particpantes da 1ª Marcha dos Aposentados:
Ascom SINTFUB