Plenária de aposentados(as) do sintfub

Shares

Aposentados(as) reafirmam lutas em defesa da UnB e por melhores salários

Cerca de 100 aposentados e aposentadas dos servidores técnico-administrativos da UnB participaram na manhã desta quarta-feira (23/08) de um café da manhã seguido de uma plenária, no auditório do Sintfub.

Em clima de reencontro, os aposentados e aposentadas lotaram o auditório. Uma das coordenadoras da Coordenação de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Francisca Nascimento de Albuquerque comemorou o sucesso do encontro. “Houve muita participação e estamos muito satisfeitos com o resultado. Quase 100 aposentados estiveram aqui no café da manhã, com muita participação e muita vontade. Como sempre, esse grupo de aposentados nos envaidece, porque essa é a turma da luta, que já esteve muitas vezes em grandes assembleias na Universidade. Tivemos uma trajetória tão importante e hoje podemos observar vários frutos, ainda perdurando na nossa organização. Foi uma reunião bem participativa, ativa e votamos questões fundamentais da nossa categoria”, disse ela.

Francisca enumerou os assuntos aprovados na assembleia. “Votamos o nosso apoio à mesa negocial nacional, por reajuste de salários, para que nós tenhamos incluído no orçamento o reajuste dos servidores públicos federais, e mais: que a gente tenha a revisão da nossa carreira, porque sabemos que somos um dos setores mais prejudicados, com as últimas extinções de cargos e com o achatamento da nossa tabela. E hoje nós votamos aqui que queremos reaver o piso de três salários mínimos. Queremos que a Fasubra negocie o step de 5% , que negocie o reenquadramento dos aposentados e mais, que a gente possa ter uma carreira mais longa, que dê condições, realmente, das pessoas terem progressões funcionais, não só por mérito, mas especialmente por crescimento na carreira, com a valorização dos cursos que venham a fazer. Que tudo isso seja revisto na próxima negociação da carreira, que é a mesa negocial do Ministério da Educação.”

A plenária dos aposentados elegeu os membros para o Conselho de Representantes do Sintfub, os delegados para o próximo Congresso do Sintfub e os representantes do SINTFUB para o encontro nacional da Fasubra que vai acontecer dias 15 a 17 de setembro. Como destacou a companheira Francisca “todos os aposentados têm muito claro que a nossa resistência faz a diferença. Os aposentados vêm lutando durante todo esse tempo em defesa, não só dos nossos salários, de melhores condições de trabalho, mas também em defesa da Universidade. Porque a Universidade, sem os trabalhadores e trabalhadoras, não existe.”

Assessoria Sintfub

Shares