Celebramos hoje, dia 4 de outubro, o Dia Mundial do Habitat – que também é conhecido como Dia Mundial dos Sem-Teto.
Sabemos o quanto a luta por moradia e reforma urbana no Brasil é urgente e necessária. O déficit habitacional no país só cresce. Em 2019, eram mais de 5,8 milhões de famílias sem casa. Após a pandemia, esse número certamente cresceu drasticamente, junto ao aumento do desemprego, da fome e da miséria. Esta realidade atinge principalmente as mulheres, que precisam lutar triplamente pelo direito de viver.
Ter uma casa para viver é um direito humano reconhecido na nossa Constituição. Lutar contra os despejos, por orçamento público para habitação, por saúde pública de qualidade e pela segurança alimentar faz parte de garantir os direitos básicos da nossa população trabalhadora.
Por tudo isso, diante da passagem deste Dia Mundial dos Sem-Teto, o SINTFUB se une às mulheres e aos homens que estão firmes nessa luta por justiça social.
Luta esta, diga-se de passagem, que está em ascensão em visibilidade, com a principal liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, eleito como deputado federal mais votado de São Paulo no último domingo (02/10).
O MTST, além de muito conhecido por organizar a luta da população sem moradia em áreas urbanas, também tem um projeto muito interessante chamado “Cozinhas Solidárias”. Clique aqui para conhecer e saber como contribuir com elas!
Visite e conheça
- Site do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
- Site do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia
- Site do Movimento Pelo Direito à Moradia
- Site do Movimento Popular por Moradia
- Site da União Nacional por Moradia Popular