Sem EPIs: servidores em risco na UnB

Shares

O SINTFUB reforça a denúncia de que a UnB não vem fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme as Normas Regulamentadoras (Nrs), aos trabalhadores de laboratórios da Universidade, gerando um risco altíssimo para profissionais de química, biologia, farmácia e demais laboratórios que fazem análises físico-química, bioquímica e biológica, de tal maneira que as pessoas vivem com a saúde em risco por conta da falta dos equipamentos.

O processo de compras está altamente lento para demandas que necessitam de celeridade, como no caso do fornecimento de EPIs que deveriam ter prioridade máxima e urgência instantânea, devido ao fator fundamental de tutela da vida do cidadão pelo Estado, de tal maneira que fossem comprados de forma urgente, sem que os trabalhadores sejam submetidos à condição de reféns da política.

O sindicato avalia que essa demora no processo de compras se dá pelo problema da aquisição descentralizada, com cada setor realizando sua própria demanda, dentro de métodos e critérios diferenciados. Se esse processo fosse unificado para toda a UnB, o problema poderia ser sanado com maior facilidade.

Outra questão é a do ambiente de trabalho da UnB, que se encontra precarizado em suas instalações físicas, gerando um risco grave de segurança para o armazenamento de materiais. Com isso, a UnB gera um cenário alarmante para a segurança do trabalho, uma vez que a situação da falta de EPIs fica ainda mais dramática quando encontra a situação das estruturas precárias para acondicionamento e isolamento de vários reagentes mortais, armazenados de formas inadequadas, sob risco de explosões.

Exigimos da Unb que se crie uma solução rápida para esse problema, antes que uma tragédia aconteça e vidas sejam perdidas.

Conteúdo relacionado

Mário Júnior

Shares