27/02: dia dos idosos e das idosas

Shares

No próximo domingo, dia 27 de fevereiro, teremos a passagem do Dia dos Idosos e das Idosas, data que foi definida em 1999, pela Comissão de Educação do Senado Federal, para homenagear a população do país que possui mais de 60 anos* e demanda, por parte de todos, de atenção, respeito e políticas públicas adequadas para viver com qualidade.

No Brasil, que já foi considerado um país de jovens, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas – sendo 17 milhões de mulheres. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos – dado que serve de alerta para que os governos (Federal, Estaduais e Municipais) e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

Nas últimas sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da Rede de Atenção à Saúde.

O SINTFUB aproveita a passagem deste dia para homenagear todos os idosos e idosas da sua base, os quais representam uma grande parcela dos nossos filiados e são sinônimo de resistência, enfrentando os sucessivos ataques dos governos – os quais se multiplicaram com o governo Bolsonaro, sobretudo pela Reforma da Previdência (EC 103/2019) – e se mantendo sempre presentes nas lutas e mobilizações do sindicato.

Aos nossos idosos e idosas: parabéns!

* A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

Mário Júnior

Shares