Assembleia com indicativo de greve

Shares

O SINTFUB realizou no dia 18/04 sua Assembleia Geral. Na pauta, discussões sobre a situação financeira da UnB e da consequente necessidade de adequar as contas ao cenário de restrição orçamentária imposto pelo MEC, além da ameaça de demissão de funcionários terceirizados de diversos setores críticos para o funcionamento da Universidade de Brasília.

Segundo Maurício Rocha, um dos coordenadores gerais do SINTFUB, é importante a ampla participação de trabalhadores nessa atividade, pois aumenta a representatividade e dá poder de negociação junto à reitoria. “A percepção inicial é de que o ataque acontece primeiramente contra os terceirizados. Mas se avaliarmos profundamente o caso, veremos que esse desmonte estrutural visa o fim da Universidade, o que prejudicaria todos os trabalhadores, não apenas os terceirizados.”

O ato contou com a participação de mais de 400 trabalhadores, todos unidos contra o que parece ser a decisão de demissão em massa de trabalhadores terceirizados e demissão de estudantes estagiários pela administração da UnB, rompendo na prática uma mesa de negociação composta pela comunidade e o SINTFUB, assumida publicamente pela reitoria.

Maurício ainda afirma sobre a chamada para negociações, que seria o ideal para a resolução do problema. “Não é possível a Universidade funcionar normalmente com mais de 200 funcionários sendo demitidos. Precisamos que a reitoria abra as negociações para verificarmos contrato por contrato, pois existem maneiras sim de reduzir os contratos das empresas sem prejudicar o emprego dos trabalhadores”.

Durante a assembleia foi votada a deflagração de greve para a próxima terça feira dia (24/04/2018), momento em que será reavaliada, em assembleia, a decisão, caso a posição da reitoria em relação as negociações não evolua de maneira positiva.

A reunião de negociação com a reitoria acontece hoje no gabinete da reitora em busca de soluções.

Seguimos na luta!

Sindicato é pra Lutar!

admin

Shares