Nota de repúdio à ação violenta da polícia na manifestação contra PEC 55/16

O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) vem a público declarar repúdio à ação truculenta da polícia, orientada pelo atual Governo do Distrito Federal, durante manifestação contra a aprovação da PEC 55/16, realizada no dia 29 de novembro na Esplanada dos Ministérios. A retaliação aos manifestantes foi violenta, com uso de bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo, além de agressões físicas direcionadas inclusive às mulheres, aos adolescentes e aos idosos.
O público presente na manifestação tinha em sua expressiva maioria jovens que declaravam pacificamente a desaprovação à PEC 55/16. Os atos de vandalismo ocorreram por personagens infiltrados no movimento e de forma isolada, não justificando o uso de artefatos de grande potencial contra a integridade física dos manifestantes.
O Sintfub lamenta o ocorrido e reafirma que a luta pela manutenção dos direitos constitucionais deve ser fortalecida por técnicos, estudantes e docentes, principalmente por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Estabelecer um teto para atividades primárias, como saúde e educação, é sentenciar milhares de brasileiros ao caos pela falta de investimento e desmonte do serviço público.

Comando Local de Greve (CLG)