Técnico-administrativos da UnB ocupam reitoria e ratificam repúdio à proposta do governo

0Shares
0 0

Nenhuma pessoa acessou a reitoria da UnB nesta quarta-feira (1/7). Desde às 5h de hoje, o Comando Local de Greve fechou todas as entradas do prédio, no Dia Nacional de Ocupação das Reitorias. Reunidos no saguão da reitoria da UnB, os servidores técnico-administrativos realizaram assembleia e recusaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal na semana passada. Eles também aprovaram calendário de luta.

O objetivo do ato, que reuniu cerca de 500 servidores, foi de pressionar o Executivo Federal a atender as reivindicações da categoria, além de cobrar do reitor da UnB o atendimento da pauta local, que contempla, entre outros pontos, a flexibilização da jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução de salário.

A recusa à proposta do governo — de conceder reajuste salarial de 21,3%, escalonado até 2019 — não foi apenas dos técnico-administrativos das universidades federais, mas do conjunto do funcionalismo federal. Em reunião nesse fim de semana, o Fórum em Defesa do Serviço Público, por unanimidade, considerou a proposta do governo “indecente”. Diante da inflexibilidade do governo, tudo indica que a greve será adotada por todos os setores do serviço público federal.

Até agora, de acordo com o Comando Nacional de Greve da Fasubra, além dos técnico-administrativos, docentes de 35 universidades federais estão em greve. Os servidores dos Institutos Federais de Ensino, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e da Previdência Social apontaram greve para a partir do dia 13. Os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE indicam paralisação geral dos trabalhos para dia 20 de julho. E a grande maioria dos servidores lotados em ministérios podem deflagrar greve no dia 4 de julho.

Ações
2/7– Reunião do CLG com a reitoria, às 15h
3/7– Reunião do Consuni, a partir das 14h30. O Conselho tem como ponto de pauta a greve dos técnico-administrativos
6 e 7/7 – Encontro Nacional da Educação Federal. Local: Hotel Imperial, Brasília
7 e 8/7– Caravana dos servidores públicos federais à Brasília, com ato na Esplanada dos Ministérios
8/7– Acampamento dos técnico-administrativos em educação na Esplanada dos Ministérios

Atenção: devido a atividade nacional nos dias 7 e 8, não haverá assembleia dos técnico-administrativos da UnB na próxima quarta-feira (8). A assembleia da categoria será dia 15/7

admin

0Shares
0