sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Que as mobilizações de 2020 se transformem em conquistas em 2021!

0Shares
0 0

Estamos diante do encerramento de mais um ciclo com este final de 2020, que foi inesperadamente um ano atípico para nós em muitos sentidos.

Enquanto o mundo lutou contra um vírus, nós tivemos que lutar contra dois: a COVID-19 e o governo Bolsonaro. São mais de 184 mil vidas perdidas no Brasil, nos deixando a sensação de que se tivéssemos um Presidente e um Ministro da Saúde que não fossem negacionistas e que estivessem comprometidos com a vida da população muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas.

Até aqui, tivemos êxito nas lutas contra o retorno às atividades presenciais na UnB, contra o corte de salários e jornadas dos servidores e contra uma intervenção política do governo na reitoria. Mas essas lutas precisam continuar!

Não há garantias de que o Ministério da Educação (MEC) não vá tentar impor o retorno às aulas presenciais nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) antes da imunização total de professores, técnico-administrativos e estudantes.

Não há garantias de que a Reforma Administrativa e outros projetos que tramitam no Congresso (como a PEC Emergencial) seguirão estacionados no Legislativo: eles podem ser pautados para votações a qualquer momento, bastando para isso um acordo entre Bolsonaro e sua base aliada de parlamentares. E se esses projetos forem aprovados, não assistiremos apenas ao corte de nossos direitos e salários, mas também estaremos diante do fim dos serviços públicos de qualidade prestados à população.

Não há garantias de que Bolsonaro desistiu de tentar via Medidas Provisórias (como fez com as de nº 914 e 979) uma imposição de sua vontade política às Universidades Federais, com modificações das regras de eleição e nomeação de dirigentes a seu bel prazer, ignorando a autonomia e democracia garantida pela Constituição às IFEs.

A única garantia que temos é que a resistência dos trabalhadores pode barrar esses ataques. E é por isso que devemos seguir na luta!

Apesar de tudo que passamos e lamentamos em 2020, se a classe trabalhadora não estivesse mobilizada, a quantidade de ataques poderia ser ainda maior. A nossa resistência fez a diferença e por isso ela precisa continuar.

Para 2021, o SINTFUB seguirá no campo onde sempre esteve há 35 anos: na defesa intransigente dos direitos dos seus sindicalizados e de toda a classe trabalhadora.

Mobilize-se, filie-se, lute conosco!

Recesso de final de ano

Seguindo o calendário utilizado pela UnB, o SINTFUB suspenderá suas atividades a partir da próxima segunda-feira (21/12) e retornará em 4 de janeiro de 2021.

Desejamos a todos um bom final de ano, com os devidos cuidados sanitários e distanciamento social. Proteja-se e proteja sua família: evite aglomerações, principalmente em espaços fechados.

Atendimento do plano de saúde

O atendimento do plantão do plano de saúde Smile oferecido pelo SINTFUB aos sindicalizados será a exceção do nosso recesso, sendo realizado em 2020, na sede do sindicato, até a próxima quarta-feira (23/12), das 8 às 14 e das 14 às 18 horas. Agende seu atendimento nos links abaixo:

Boas festas

Por fim, fortalecemos nossos votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os nossos sindicalizados. Que em 2021 sigamos juntos na vida, nas lutas e nas conquistas!

Mário Júnior

0Shares
0