sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Coordenação de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

0Shares
0 0

PROJETOS AUXILIARES À PROPOSTA DE TRABALHO PARA O BIÊNIO 2018/2019

GESTÃO SINDICATO É PRA LUTAR

 

COORDENADORES: FRANCISCA NASCIMENTO DE ALBUQUERQUE E JANE MARIA F. LIMA

 

OBJETIVO:

Construção de parcerias dentro e fora da Universidade de Brasília, buscando formas de contribuições para criar e aprimorar espaços de participação, visando a melhoria nas condições de saúde, para a vida dos servidores.

JUSTIFICATIVA:

Atualmente somos uma categoria de aproximadamente três mil e duzentos trabalhadores e trabalhadoras, sendo que desse total, 1.337 estão aposentados (as), e cento e trinta e quatro pensionistas.

Quase cinquenta por cento da categoria está aposentada, com uma previsão crescente de ampliação desse quadro.

Em rápido levantamento percebemos que uma porção significativa de servidores está buscando uma maior atenção à saúde, e reivindica, a criação de um verdadeiro plano de atendimento à saúde a um menor custo possível. Concluímos que a GEAP por exemplo, não atende essa demanda, pois, além de onerar significativamente seus orçamentos, oferecem limites de atendimento. Nesse item, estamos contribuindo nas discussões, através da comissão criada pelo Ato da Reitoria nº 726/2018. Possivelmente, defenderemos uma proposta a ser construída, que tenha o maior respaldo possível na base de nossa categoria.

Um levantamento realizado em outras IFES, apresentou um leque de possibilidades. Na maioria delas, são as entidades de classe que administram os planos de saúde, ou os órgãos das administrações locais. Planos de autogestão.

Propomos a FASUBRA, realização de um estudo mais aprofundado, através do GT Saúde, como também realização de seminários, no sentido de apontar para o restante da nossa base sindical, as melhores alternativas.

A qualidade de vida dos servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) da UnB.

Outro item que tem reflexo direto na saúde do servidor e sua qualidade de vida, é a busca e participação em atividades físicas e culturais. Percebemos que parte significativa de servidores não tem condições, nem orientações quanto a realização de atividades físicas, como também, iniciativas para incentivar construção da saúde alimentar.

METAS

Nesse sentido, propomos uma parceria com diversos setores desta UnB, na busca e construção dessas oportunidades. Construímos uma abertura de negociação com a Diretoria de Esporte e Laser, para a construção de convênios, que visem a inserção de atividades desportivas, como natação, ginástica localizada entre outras.

O mesmo encaminhamento poderá ser adotado com relação a outras diretorias e departamentos, como o Decanato de Extensão e o Centro Olímpico.

Como atividade cultural, propomos a realização de viagens e rápidos passeios. Apresentaremos orçamentos para viagens em pequenos grupos, para avaliação de custos.

Propomos a busca de parcerias com setores que envolvam discussões sobre a diversidade e vivências culturais. Podemos discutir com a Coordenação de Políticas Sociais, a visitação ao Quilombo do Mesquita; visitação à Fazenda Agua Limpa, por exemplo, em um fim de semana; Ou um fim de semana em um hotel fazenda, próximo, conhecendo a diversidade do cerrado etc; Podemos enfim, construir diversas alternativas.

Por fim, apresentamos uma proposta de atividade cultural uma vez por mês, na praça Chico Mendes, como forma de confraternizar, seguida de lanche. Essa atividade pode combinar com exposições, feiras, bazares e bingos. Nessa oportunidade, poderemos dar informes e aprovar encaminhamentos.

Atenciosamente,

Saudações sindicais.

 

Francisca N. de Albuquerque

José Gilberto L. Macedo.

Your Turn To Talk

Leave a reply:

Your email address will not be published.

0Shares
0