sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Mobilização da comunidade acadêmica garante nomeação de Márcia Abrahão

0Shares
0 0

A luta conjunta dos técnico-administrativos, docentes e estudantes em defesa da democracia interna da UnB conquistou uma grande vitória nesta sexta-feira (20/11), com a nomeação da vencedora do pleito realizado em agosto, Márcia Abrahão, para novo mandato na reitoria da instituição.

A decisão foi publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta. Reeleita com 54% dos votos, a professora constava como primeira colocada da lista tríplice e deverá permanecer no cargo máximo da UnB até 2024.

A prática do governo Bolsonaro de burlar a democracia interna das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e nomear gestores que não tenham vencido as eleições nas universidades tem sido uma constante (tendo o Presidente já feito essa intervenção por 12 vezes, a mais recente na UFPB), o que mobilizou o SINTFUB, a ADUnB, o DCE e a APG em uma campanha pelo respeito à escolha da comunidade e em defesa da democracia da UnB.

Esta mobilização intensificou-se nas últimas semanas devido ao encurtamento do prazo para a nomeação, visto que o Ministério da Educação (MEC) teria até o próximo domingo (22/11) para fazer isso.

O papel de protagonismo assumido pelo SINTFUB nesta luta, estando presente em atos e campanhas pela nomeação da Reitora eleita, mostrou que mesmo durante a pandemia o sindicato encontra-se em mobilização e pronto a atuar em defesa da categoria e da educação pública de qualidade.

Mário Júnior

0Shares
0