sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Márcia Abrahão é reeleita para Reitoria da UnB

0Shares
0 0

A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) elegeu, nestas terça (25/8) e quarta-feira (26/8), os novos responsáveis pelo comando da instituição. A Chapa Somar, encabeçada pela atual reitora Márcia Abrahão Moura, foi a escolhida entre estudantes, técnicos e docentes para assumir a Reitoria pelo próximo mandato (2020-2024). Márcia foi reeleita reitora com 16.325 votos (54,01% do total).

 

 

O resultado dos dois dias de votação foi divulgado por volta das 22h10, após consolidação e apuração dos votos. A divulgação dos vencedores ocorreu através do canal da Comissão Organizadora da Consulta (COC) no YouTube.

 

A Chapa Somar, composta pela atual reitora da UnB, MárciaAbrahão Moura, e o hoje vice-reitor, Enrique Huelva Unternbaumen, largou na frente na votação, tendo a maioria dos votos dos docentes. Foram 1.255 eleitores.

 

 

A dupla também venceu entre os técnicos, com 997 votos, e entre o corpo discente da universidade, com 5.329 alunos a favor da reeleição. Como a chapa vencedora obteve 54% do total de eleitores, ficou descartada a necessidade de realizar um segundo turno.

 

A segunda chapa mais votada foi a UnB Pode Muito Mais, que apresentava os docentes Jaime Martins de Santana e Gilberto Lacerda dos Santos para as funções em disputa. A dupla obteve 18,17% dos votos (5.492 eleitores).

 

 

Em terceiro lugar, ficou a Tempo de Florescer (5.013 votos – 16,58%), de Maria de Fátima Sousa e Elmira Luzia Melo Soares Simeão. Na sequência, a Unifica UnB, de Virgílio Caixeta e Suélia de Siqueira, tendo sido escolhida por 3.397 eleitores.

 

 

A lista tríplice será formada em reunião do Conselho Universitário marcada para o dia 17 de Setembro

 

Para o coordenador de imprensa do Sintfub  Jose Almiram Rodrigues , a posição do Sintfub , aprovada nos congressos da categoria, é de que seja respeitada a vontade da comunidade universitária expressa na Consulta e portanto, orienta a todos os representantes dos  técnicos-adminitrativos no CONSUNI que sigam essa posição.

 

O Sintifub enviou um oficio para a reitora reeleita :

 

 

A

Professora Márcia Abrahão e

Professor Enrique Huelva

Chapa 86 Somar

 

 

Finalizado o período de eleições para Reitor e Vice Reitor da Universidade de Brasília, parabenizamos, a Professora Márcia Abrahão e o Professor Henrique Huelva, Magnifica Reitora e Vice Reitor respectivamente, eleitos democraticamente.

Parabenizamos, também, a toda comunidade universitária por este momento de vivência efetivamente democrática, de ampla participação e de positivo envolvimento de todos e todas que constroem a UnB, ressaltando o momento atípico em que vivemos, de pandemia.

É mais que oportuno e necessário, parabenizar, também, aos que integraram a comissão eleitoral, aos candidatos e candidatas que concorreram, e que mesmo não eleitos, fizeram o bom debate sobre as questões centrais da Universidade e as particularidades de cada Unidade Acadêmica e Administrativa. A lisura no processo eleitoral, o respeito à pluralidade das ideias e ao resultado das urnas também fazem parte da boa tradição do espírito democrático que deve conduzir, sempre, a vida universitária.

Aproveitamos o ensejo para desejar votos de êxito e sucesso na continuação do trabalho, frente a UnB, e colocamo-nos a disposição.

Parabéns.

Coordenação Executiva

Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores

Técnico-administrativos em Educação das universidades Federais no Distrito Federal – SINTFUB

Reitora da UnB, Prof. Márcia Abrahão.

MAURICIO MAURICIO

0Shares
0