sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Reunião do CAD na UnB

1 de fevereiro de 2018
0Shares
0 0

No dia 01 de fevereiro ocorreu na UnB reunião do Conselho de Administração (CAD) com o objetivo de discutir o reajuste no valor das refeições do RU (Restaurante Universitário).
Participaram da reunião membros do CAD, estudantes, comunidade universitária, o SINTFUB e demais órgãos representativos, a fim de debater a questão do reajuste, dentre outros temas.
Segundo Rogério Marzola, coordenador do SINTFUB, é trabalho de todos impedirem que esses reajustes ocorram: “em relação ao aumento no RU, nos preocupa a universidade ficar repassando esses reajustes para a comunidade. Lembrando que o governo também continuará fazendo mais e mais cortes. Então é importante que a comunidade se mobilize para lutar contra essas medidas. Muitos estudantes não têm condições de se manter na instituição sem alimentação a um preço acessível ou isento de cobrança”.
Rogério se lembra dos Técnico-Administrativos, que também serão prejudicados por esse aumento: “boa parte da categoria se alimenta no RU. E esse aumento subiria para patamares inviáveis para o trabalhador. Hoje o benefício do trabalhador é muito inferior de outras categorias, como no legislativo. Se o servidor fosse gastar o valor proposto pela gestão, gastaria mais de 700 reais por mês com alimentação, quase o dobro do auxílio que recebem hoje”.
A posição do SINTFUB é contrária aos aumentos. Existem vários órgãos que asseguram a alimentação de seus funcionários e essa deveria ser a posição da gestão. A Assessoria Jurídica do SINTFUB emitiu parecer sobre a situação dos reajustes das refeições no restaurante, documento esse decisivo no adiamento da votação do aumento das refeições do RU.
A outra matéria debatida foi a participação da comunidade em projetos de pesquisa. A proposta inicial excluía os Técnico-Administrativos dessa participação. Porém, a proposta entregue ao relator passou a incluir os mesmos nesses projetos, tornando-se uma grande vitória para a categoria.
O Sindicato convida também toda a comunidade a discutir conjuntamente esse processo, que deve ser democrático e envolver todas as categorias.
Sindicato é pra lutar!

admin

0Shares
0