sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Estudantes desocupam Universidade

0Shares
0 0

O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) parabeniza os estudantes que fizeram parte do momento histórico de ocupação das universidades. Corajosos e conscientes da necessidade de enfrentamento, centenas de estudantes deram aula de cidadania ao saírem de suas zonas de conforto para lutar por um País mais digno e solidário com as reais necessidades do povo.

Muitos chegaram à UnB no dia 29 de novembro para participarem do ato na Esplanada dos Ministérios e se encontraram com outras centenas de pessoas no mesmo espírito de luta.

Uma das estudantes destacou o amadurecimento como um dos principais ganhos com a ocupação. “Teremos um ano mais difícil ainda pela frente. E essa luta foi um preparo para que outras injustiças sejam evitadas. Não nos acovardaremos diante dos contratempos. Ganhamos experiência aqui e nas próximas lutas vamos levar todo aprendizado para construir uma história diferente daquelas que tivemos no passado e que hoje se repete cercada de desmandos e injustiças”.

Quando indagados acerca dos ganhos na convivência com a diversidade estudantil, os jovens apontaram inúmeras experiências positivas. “Aprendemos a organizar melhor o movimento estudantil, a lidar com preconceitos, machismos, e a disseminar o espírito colaborativo. Havia liberdade de manifestar nossos pensamentos, mas havia regras que garantiam o respeito e a ordem. Nada de bebidas ou drogas, como muitos talvez pensam que há no meio estudantil durante as ocupações”.

Os estudantes agradeceram o apoio do Sintfub e garantem que levarão para as ruas o mesmo espírito de luta pelos estudantes, pela nação, pelos jovens do futuro e pela memória de todos aqueles que morreram lutando pelos direitos que hoje estão querendo tirar.

Sintfub

admin

0Shares
0