sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Técnico-administrativos realizam ato e mostram disposição para continuar greve

0Shares
0 0

Na sexta-feira da próxima semana (28), a greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais do Brasil completa três meses. O movimento, que nestes quase 90 dias se mostra cada vez mais forte, indica, através das ações contundentes da categoria, que não tem sequer previsão de término. Nesta quarta-feira (19), técnico-administrativos da UnB aprovaram, em assembleia, a massificação da greve. Os meios para que isso se efetive já iniciaram nesta própria quarta, quando a categoria realizou ato nos ICCs Norte e Sul, com encerramento no Ceubinho.

Com faixas, megafone, bandeiras e, principalmente, indignação com a falta de vontade do governo federal em negociar os pontos da Campanha Salarial 2015, os servidores disseram em alto em bom tom o motivo da paralisação dos trabalhos. “Pátria educadora não rima com corte na educação”, exibia faixa dos trabalhadores, que repudiam ainda as medidas de ajuste fiscal adotadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Para ajustar o caixa público, entre outros cortes, o governo diminuiu R$9 bilhões da educação, ação que atinge direta e negativamente as universidades públicas federais.

Entre outros pontos, a Campanha Salarial 2015 dos técnico-administrativos reivindica reposição de perdas salariais (27,3%) e aprimoramento da carreira.

Até agora, o governo não indicou uma nova reunião com o fórum dos servidores públicos federais, composto também pela Fasubra. A expectativa é de que a reunião que pautará os pontos que fazem parte da Campanha Salarial unificada e impactam no orçamento público seja realizada ainda esta semana.

Os técnico-administrativos também atuam em outras pastas além do Planejamento para tentar agilizar questões específicas da categoria. Nesta sexta-feira (21), o Comando Nacional de Greve da Fasubra se reunirá com representantes do ministério da Educação para dar andamento à pauta sobre o turno contínuo de trabalho (jornada de trabalho de 30 horas semanais).

A próxima assembleia dos técnico-administrativos da UnB será na quarta-feira (26), às 9h, na reitoria.

Pauta do HUB
Nessa terça-feira (18), os servidores técnico-administrativos da FUB lotados no Hospital Universitário de Brasília – HUB realizaram assembleia e reafirmaram seu compromisso em fortalecer a greve da categoria. Eles, mais uma vez, relataram os diversos casos de assédio moral protagonizado pela chefia da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Foi deliberado que a pauta específica do grupo será intensamente defendida após a greve nacional da categoria.

admin

0Shares
0