sintfub@unb.br (61) 3273.4055

Técnico-administrativos pressionam e reitoria convoca reunião do Consuni para dia 3/7

0Shares
0 0

De acordo com o representante da reitoria da UnB, Ebnezer da Silva, a próxima reunião do Conselho Universitário – Consuni será realizada no dia 3 de julho, sexta-feira da próxima semana. Como tema principal do encontro, será discutida a greve dos técnico-administrativos, deflagrada no dia 28 de maio. O compromisso só foi feito após ato dos servidores, que ocuparam a reitoria com bandeiras, tambores e palavras de ordem.

Ebnezer Silva também afirmou que realizará reunião com o Comando Local de Greve – CLG na próxima semana para tratar da greve da categoria. A exigência dos servidores, feita outras vezes sem resposta positiva concretamente, é de que a reitoria apoie a greve dos técnico-administrativos e implemente a pauta local de luta que, entre outros pontos, reivindica a flexibilização da jornada de trabalho de 30 horas semanais, sem redução de salário.

As assembleias dos técnico-administrativos da UnB são realizadas todas as quartas-feiras, às 9h, na Praça Chico Mendes. Nesta sexta-feira, 26, o CLG se reunirá para avaliar as atividades realizadas durante a semana.

Dia Nacional de Lutas
Nesta quinta-feira, 25, servidores públicos federais em todo o Brasil realizarão o Dia Nacional de Lutas, com atos e paralisações. Um dos principais objetivos é manter a categoria mobilizada e unidade em torno da luta pelo atendimento das demandas mais urgentes do setor público e por avanços nos processos de negociação em curso com o Ministério do Planejamento. Mas as atividades também estão focadas no protesto à política de ajuste fiscal que vem sendo conduzida pelo governo e que tem atacado sistematicamente a classe trabalhadora. Sete estados (RJ, PA, CE, GO, RR, MT, MS) e o Distrito Federal já divulgaram atividades nas principais capitais do País.

Em Brasília, os servidores se reunirão a partir das 9h, na Catedral, e, por volta das 11h, realizarão ato em frente ao Ministério do Planejamento. Os servidores técnico-administrativos da UnB se somarão ao ato.

Outras atividades
No calendário de luta dos servidores técnico-administrativos em Educação também está agendado ato no Ministério da Educação, no dia 1° de julho; além da participação na Caravana à Brasília, que será realizada na Esplanada dos Ministérios, nos dias 7 e 8 de julho.

Nessa terça-feira, 23, os servidores participaram de audiência pública no Congresso Nacional, para discutir a greve da categoria.

admin

0Shares
0