NOTA DE REPÚDIO – Reitor da UnB ofende grevistas e depreda patrimônio do Sintfub

Shares

O reitor da UnB, Ivan Camargo, recepcionou o protesto pacífico dos servidores técnico-administrativos realizado na manhã dessa quinta-feira (24), no saguão do prédio da reitoria, com xingamentos e depredação do patrimônio do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação de Brasília – Sintfub. A ação foi recebida com surpresa e gerou a indignação dos servidores que exercem o direito constitucional de greve e de liberdade de expressão.

Ao ver os manifestantes, o reitor agrediu verbalmente todos os trabalhadores presentes ao ato e chutou uma cadeira utilizada no movimento, destruindo-a e arremessando-a longe, colocando em risco a integridade física dos manifestantes.

A atitude do reitor mostra a total inflexibilidade do dirigente máximo da Universidade de Brasília em negociar com os servidores em greve. Mais que isso: a ação de Ivan Camargo, que se apresenta como paladino da lei, demonstra sua total intolerância ao exercício constitucional da greve.

Historicamente, a Universidade de Brasília se mostra como uma das mais fortes referências da consolidação da democracia no País. Se torna, portanto, totalmente destoante a ação violenta, intempestiva e antidemocrática do reitor Ivan Camargo.

Não podemos silenciar diante desta grave representação de intolerância ao movimento sindical. Tampouco podemos aceitar que atitudes nocivas à democracia sejam fato corriqueiro dentro da Universidade idealizada por Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e todos os que lutaram e lutam por uma universidade pública, livre de imposições governamentais e aliada ao anseio de uma sociedade mais justa e igualitária.

A ação de Ivan Camargo envergonha a comunidade universitária e o torna indigno para ocupar o cargo de reitor da UnB. Registramos aqui nosso total repúdio a essa e outras ações antissindicais patrocinadas por Ivan Camargo e exigimos reparação da ofensa e depredação do patrimônio do Sintfub.

admin

Shares