Conselho de Representantes indica calendário de luta

Shares

Reunidos nessa quinta-feira (26), os integrantes do Conselho de Representantes deliberaram uma série de atividades e ações para o mês de março. Acompanhe ponto a ponto.

Assembleia com paralisação
No dia 3 de março, os servidores técnico-administrativos da UnB realizarão assembleia com paralisação, como indica o calendário da Fasubra. A suspensão dos trabalhos será realizada nacionalmente para pressionar o governo a atender a pauta de reivindicação da categoria, que está em Campanha Salarial junto com os demais ramos do serviço público.

Na assembleia, serão homologados os nomes dos delegados que participarão da Planária Nacional da Fasubra, agendada para os dias 7 e 8 de março. Além disso, serão passados aos servidores os informes da luta da categoria.

Eleição CAD e Consuni
Estão agendadas para os dias 8 e 9 de abril as eleições para o Conselho de Administração – CAD e o Conselho Universitário – Consuni. Os conselhos são responsáveis pela avaliação e deliberação de questões essenciais à categoria.

Poderão se candidatar para uma das 7 vagas reservadas aos servidores no CAD todos os técnico-administrativos da UnB que estiverem na ativa. Já o Consuni exige que o servidor que quiser se candidatar a uma das 9 vagas disponíveis, deverá ter, no mínimo, 5 anos de exercício na Fundação Universidade de Brasília – FUB.

As inscrições para se candidatar ao CAD e ao Consuni serão realizadas de 27 de fevereiro a 27 de março, na secretaria do Sintfub.

Na reunião dessa quinta-feira, os conselheiros ainda elegeram a Comissão Eleitoral responsável pelas eleições do CAD e do Consuni. Foram escolhidos três servidores da base (Rogério Marzola, Leonardo Elias e Carlos Rodrigues) e dois membros da direção do Sintfub (Mauro Mendes e Noé Fernandes).

De acordo com o coordenador-geral do Sintfub, Mauro Mendes, as eleições do CAD e do Consuni são pontos de extrema importância para os servidores técnico-administrativos da UnB. “Os critérios para a consulta à reitor passam pelo CAD e pelo Consuni. Com isso, está nas mãos dos Conselhos a questão da paridade dos votos entre professores, técnicos e alunos. Além disso, o CAD e o Consuni também deliberam sobre jornada de trabalho, capacitação, processo administrativo e toda a vida funcional dos técnicos. Temos que colocar lá dentro quem realmente se compromete com a luta da categoria, para impedirmos que atropelem nossas pautas e desrespeitem a nossa luta”, afirma o sindicalista.

Mobilização
Poucos dias antes do lançamento da Campanha Salarial 2015 dos servidores públicos federais, o Ministério do Planejamento convocou a Fasubra para reunião no dia 20 de março. No encontro serão pautadas a conjuntura econômica de 2015 e as diretrizes para o processo de negociação neste ano. No dia da reunião, os servidores técnico-administrativos da UnB realizarão vigília em frente à pasta para mostrar que a categoria está disposta a lutar pela conquista de melhorias.

A Fasubra lembra que, recentemente, o governo federal aplicou uma série de medidas que visam a economia dos cofres públicos. Para isso, direitos importantes da classe trabalhadora, como o seguro desemprego, sofreram alterações. Além disso, reforça o coordenador geral do Sintfub, o Congresso Nacional apresenta a composição mais conservadora desde a ditadura. Por isso, tudo indica que, neste ano, a luta dos servidores públicos não será fácil e, mais que nunca, a luta da categoria será essencial para a garantia de avanços.

Veja o calendário completo:

admin

Shares